segunda-feira, 7 de maio de 2018

Lembretes


Perante as situações constrangedoras que, às vezes, enfrentamos no transcorrer da vida, é necessário que nos preservemos das atitudes grosseiras ou atos inconsequentes que nos levem a agir contra os nossos princípios morais. Não será porque alguém nos agrida com palavras ou ações que devamos fazer o mesmo, pois revidar as agressões nos igualaria ao agressor.
É importante buscar a compreensão, reconhecendo e aceitando essas reações como fruto da imperfeição a que todos nós estamos sujeitos, usando a indulgência e a tolerância para com todos.
A maioria das reclamações ou queixas não passam de lamentação estéril a que o homem se acostumou; se temos nas mãos o remédio eficaz como o Evangelho de Jesus e os consoladores esclarecimentos da Doutrina dos Espíritos, a repetição das queixas traduzirá, apenas, a má vontade na aplicação legítima do conhecimento espírita a nós mesmos.
Não nos desgastemos com lamentações inúteis que nada nos trarão de bom, ao contrário, somente o atraso na jornada evolutiva. É necessário confiar e aguardar serenamente, lembrando de continuar a servir o Mestre, realizando o que Ele espera que façamos, em Seu nome, para aliviar o sofrimento de nossos irmãos, enquanto a solução dos nossos problemas não chega.
Façamos de nossas vidas uma demonstração constante de mansuetude, procurando agir com bondade e compreensão diante das situações que poderiam levar-nos à revolta ou à impaciência.
É no cultivo da misericórdia e do entendimento que encontramos, em nós mesmos, a força do amor capaz de garantir dentro e fora de nós a construção do Reino de Deus.
Amemo-nos uns aos outros, como Jesus nos amou e nos tem amado por todos os séculos, apesar dos nossos enganos e imperfeições.
Se há mais alegria em dar que em receber, há mais felicidade em servir do que em ser servido.
Quem serve, prossegue... 
Lembremo-nos disso.

Bibliografia:

XAVIER, Francisco Cândido – pelo Espírito Emmanuel. Pão Nosso. 29ª edição, Brasília, Ed FEB, 2010. Pág. 251. Lição 118 – É para isto.

XAVIER, Francisco Cândido – pelo Espírito Emmanuel. O Consolador. 29ª edição, Brasília, Ed. FEB, 2013. Págs. 131, 171, 207, 227.

Temi Mary Faccio Simionato

Imagem ilustrativa

Um comentário: